O que acontece quando, além de ter que esperar para ser atendido, o cliente ainda recebe o prato errado? Ou, quando, na hora de pagar a conta, encontra na cobrança um valor à mais do que deveria? Qual é a probabilidade desse cliente voltar ao mesmo restaurante ou indicá-lo para outras pessoas? Pequena, certo?
Muitos desses problemas são ocasionados pelo uso da comanda de papel. Ter que escrever aumenta muito o tempo de tomada do pedido. Além disso, a margem de erro pela dependência do garçom, que precisa ouvir muito bem e tomar nota melhor ainda, é bastante alta. Isso é comum nas atividades que dependem de muita interferência humana.
Por isso, vamos falar neste post sobre a comanda eletrônica e sua integração com software desktop. A automação deste processo vem conquistando cada vez mais espaço dentro dos estabelecimentos, justamente porque ajuda a reduzir o tempo de espera, troca de pedidos e até mesmo desperdício.
Destacamos 6 benefícios que bares e restaurantes podem ter ao utilizar a comanda eletrônica e entenda porque (e como!) você deve oferecer essa solução para potencializar o negócio do seu cliente. Confira!
Benefícios de oferecer uma comanda eletrônica
Boa e velha companheira dos estabelecimentos, a comanda é ferramenta fundamental para nos bares e restaurantes. Quando pensamos da comanda de papel, temos um custo mais acessível, mas suas vantagens param por aí, em comparação com a comanda eletrônica integrada ao software desktop.
Veja:
1. Reduzir a divergência dos pedidos
Quando o estabelecimento utiliza a comanda tradicional (de papel), a chance dos pedidos chegarem com divergência até a cozinha acabam sendo maiores. Isso porque, como os garçons desempenham outras funções além de anotar os pedidos. E na maioria das vezes precisam atender vários clientes ao mesmo tempo, o que pode ocasionar trocas nas anotações.
Nesse caso, existe ainda a dificuldade do chef interpretar a comanda de papel, seja pela letra do funcionário que pode ser pouco legível ou pela similaridade com outros itens do cardápio, o que pode levar à preparação do prato errado.
Por outro lado, com uma comanda eletrônica, os pedidos são cadastrados no aplicativo de forma padronizada e clara. Ao oferecer essa solução para o seu cliente, você estará ajudando a reduzir as divergência nos pedidos.
2. Garantia de mais agilidade no atendimento
Além da divergência dos pedidos, outro fator que pode prejudicar a reputação de um estabelecimento é a demora. E, com uma comanda tradicional, esse é um fator que só se intensifica. Isso porque, ao utilizar um bloquinho de papel, o funcionário acaba demorando mais tempo do que deveria para anotar os pedidos. Logo, atrasa os atendimentos.
Já com uma comanda eletrônica o cardápio está disponível no próprio software. Então, basta que o cliente selecione os itens desejados e pronto, o pedido é feito instantaneamente. Essa é uma solução que contribui tanto para agilizar o atendimento quanto para acelerar a preparação dos pratos.
Outro ponto interessante é que, ao utilizar a comanda eletrônica, os funcionários do bar ou restaurante terão mais tempo para redirecionar a atenção para outras tarefas. Eles não precisarão mais se dirigir até a cozinha para entregar os pedidos, por exemplo, e nem mesmo gastar tempo para repassar as informações para o software desktop.
3. Disponibilizar informações mais detalhadas
Com tantas opções no cardápio é comum vermos as pessoas se questionando sobre um determinado item: temperos, cortes de carne, nomes dos drinks e uma série de outras informações que podem ser desconhecidas. Agora, imagine se um funcionário não sabe esclarecer uma dúvida e o cliente acaba ficando que no “vácuo”, sem resposta?
A situação pode ficar bastante desconfortável, não é mesmo?
A comanda eletrônica evita que esse tipo de situação ocorra. No aplicativo, como existe a integração de dados, é possível disponibilizar as informações de forma mais detalhada. Assim, com informações à mão fica muito mais fácil esclarecer todas as dúvidas.
4. Permitir o fechamento simplificado da conta
Outra situação desagradável que pode ser evitada com o uso da comanda eletrônica integrada ao software desktop são as cobranças erradas. Com a automação da comanda, o aplicado é capaz de fechar a conta das mesas de forma rápida e sem complicação. Como o registro do pedido é automático, o cálculo exato para o pagamento fica garantido.
Isso é possível porque, a partir do momento que o pedido é registrado pelo aplicativo, o caixa já sabe qual é o valor a ser cobrado daquela mesa. É uma solução interessante para ser oferecida já que acelera o fechamento da conta e reduz a chance de erros nos cálculos.
5. Trazer mais economia para o estabelecimento
Com a comanda eletrônica integrada ao software desktop, assim que um cliente entra no estabelecimento, uma comanda é aberta para ele. O pessoal de atendimento faz isso por meio de um tablet ou smartphone conectados ao computador da loja.
Com a anotação e envio em tempo real dos pedidos para a cozinha o tempo de ociosidade deste pessoal é reduzido. E o tempo dos garçons também é melhor aproveitado, já que não precisam se deslocar até a cozinha nem digitar o que foi anotado para solicitar os pratos ou bebidas.
Com funcionários bem capacitados na utilização deste aplicativo, a eficiência operacional é maior, e a necessidade de aumentar o quadro de funcionários diminui. Logo, gera economia na busca de novos profissionais e na manutenção da folha de pagamento.
6. Aumentar a satisfação dos clientes
Então, o cliente conseguiu ter uma boa experiência no estabelecimento, certo? O atendimento ocorreu de forma rápida, o pedido chegou certo na mesa e não houve qualquer tipo de problema relacionado ao pagamento. Como consequência, o nível de satisfação dele está alto e a vontade dele voltar também.
A comanda eletrônica pode ajudar o dono do estabelecimento a melhorar a reputação do seu negócio. Ele passa a atender melhor o seu público, a otimizar serviços e com isso a sua receita só têm a crescer. E por mais simples que a solução pareça, a comanda eletrônica é capaz de alavancar os resultados de uma empresa.
A automação melhora o atendimento, ajuda na reputação da marca e também contribui para o controle financeiro.
Fonte: https://tecnospeed.com.br/